quarta-feira, abril 25, 2007

Este é O Livreiro Sem Estudos

Como eu gosto da nova campanha do governo, “Novas Oportunidades”, onde se vê uma sorumbática e abatida Judite de Sousa a arrumar uns livros. Curioso é que 90% das pessoas que trabalharam aqui tinham ou estão a tirar formação superior. Mas pronto, o Shor Zé é que sabe de licenciaturas, quem somos nós para questionar os seus projectos? Formação é muito bonita, mas e que tal emprego? E que tal o facto de estando as pessoas em formação deixem de contar para as estatísticas do desemprego, fazendo assim parecer que as politicas do governo estão a funcionar? Se houvesse um blog chamado “O Primeiro-Ministro” eu ia visitar, seria uma barrigada de riso!
Chegou uma cliente ao balcão com um saco, dizendo aos quatro ventos que tinha um livro com defeito. Rapidamente me ofereci para trocar o livro à senhora, e mal ela começa a tirar o livro do saco eu reparo que é o “Cemitério de Pianos” do José Luís Peixoto. Tendo lido o livro (grande livro) percebi logo o que vinha seguir. “É que a partir da página cento e tal as frases não coincidem umas com as outras, e eu começo a ler uma coisa, depois aparece outra sem ligação, depois outra, depois vou apanhar o resto da primeira coisa, isto tem defeito!”. Expliquei à senhora que era mesmo assim e expliquei as razões para isso. Ela ficou desconfiada: “Mas como é que sabe? Foi mesmo o autor que disse isso?”. Ela levou o livro de volta mas não pareceu muito convencida. Ser um escritor muito à frente tem destas coisas.
Por vezes, ao arrumar a livraria, deparo-me com os livros mais estranhos que nunca me tinham passado pelas mãos. Um dos últimos casos é o da colecção “A Saúde Do Diogo”, que tem títulos muito bonitos e animadores. Vejamos o caso dos clássicos “Diogo Vai à Clínica” e “Diogo Vai Ao Hospital”. São duas bonitas experiências, diferentes entre si que merecem cada uma o seu livro. A minha questão e: para quando o livro “Diogo Vai Ás Urgências Mas Estas Estavam Encerradas”? Outro clássicos incluem o enternecedor “Diogo é Operado”, o inspirador “Diogo Tem Alergias” e o drama “Diogo Tem Diabetes”. Resta saber quando sai o resto da colecção, nomeadamente o “Diogo Morre” e o “Diogo é Autopsiado” e o final feliz, “Diogo é Cremado”.
O que dizer dum cliente que vagueia pela loja, mal ela abre, durante dez ou quinze minutos e depois passa por mim e diz, com o tom mais irado do mundo: “TAMBÉM NUNCA TEEM NADA!” e dirige-se para a porta? Pensei que ele se tinha passado, mas depois o facto de o ver, quando uma senhora deixa cair os seus dez saco do Gato Preto à frente da montra, gritar “VÁ FORÇA! FORÇA NISSO!”, fiquei com a certeza de que ele era sempre assim. Deus o ajude.
Há assuntos sobre os quais eu prefiro permanecer ignorante. Um deles são as “Provas de Fricção para o 9º ano” que um cliente me pediu, ontem. Será que o filho dele anda nalguma escola onde o deboche é um lugar comum? Lá está, prefiro não saber.
Depois temos a velhinha inofensiva que caminha para o balcão, enquanto eu vou pensando já em que livro da Sveva Modignani é que ela quer, e me deixa logo sem resposta. “Tem livros de Cientologia?”. Depois de refeito do choque, respondi afirmativamente. Claro que temos. Qualquer livraria que se preze tem livros de Cientologia, a base de todo o conhecimento humano. Levei a senhora comigo, lentamente, pelo meio das gôndolas até à secção de esoterismo. Quando chegámos, ela foi clara nos seus objectivos: “Olhe que eu quero um livro de Cientologia, mas dos sérios!”. Claro que é dos sérios, aliás, relativamente à Cientologia é dificíl encontrar algo que não seja sério. Fazem cada pergunta… Comecei a mostrar-lhe os livros que temos, e ela ficou desconfiada: “Mas isto é a sério?”. Mais a sério não podia ser, expliquei à senhora, pois os livros eram redigidos pela mão divina do criador da Cientlogia, L. Ron Hubbard. Ela ficou mais descansada. Mas agora outra dúvida inquietava a sua mente: “Então e qual é o melhor para começar?”. Aí tive de puxar dos galões de ilusionista e ludibriar a senhora, lendo o título e umas palavras da contra capa Este é o “Cientologia – Fundamentos do Pensamento”, e fala nas raízes da Cientologia e nos seus fundamentos, disse eu. A senhora ficou maravilhada: “Ahhhh, então você percebe disto…”. Na altura pensei que era bom. Agora que penso que ela acredita na Cientologia, o meu mérito sai bastante mal tratado nesta questão. Enfim.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que esta semana foi passada no atendimento ao público!Quando mudar de profissão vai sentir saudades destes cromos que abatem a nossa tentativa de sermos uns livreiros sérios.
Quanto ao nossos primeiro ministro nem comento, pois a sua pseudo-licenciatura nem lhe ensinou a dirigir-se aos livreiros com um bom-dia, apenas comentando que os livros de BD estão muito caros. Pois é, compre os livros do tio Patinhas e da turma da Mónica num quiosque perto da sua casa e talvez consiga aperfeiçoar os seus conhecimentos de brasileiro, perdão português do Brasil.Continue sr. Livreiro a transmitir as suas pérolas para que os livreiros se sintam vingados;)

O Livreiro disse...

Bem, já vi que isso por aí é bem frequentado. O melhor que por aqui passa são ex-ministros e jornalistas. E a Lili Caneças, claro.
Não estive muito tempo no balcão, mas isto de estar sozinho de manhã na loja tem destas coisas. Tenho é muita pontaria para estas personagens.

Anónimo disse...

Hmmmm, Vejo que o caro Livreiro finalmente reconhece que pouco tempo passa ao Balcão...

O Livreiro disse...

Mas passo, certamente, mais tempo do que o meu colega que tem algumas dúvidas relativamente à sua personalidade.
Mas, enfim, não vale a pena dar conversa a transformistas.

Anónimo disse...

Viva, Sr. Livreiro!

Este ser humano, o José Sócrates, é esse que nos passa todos os dias atestados de estupidez e que brinca com profissões dignas para chamar a atenção do povo (PLEBEUS) que a União Europeia quer o povo mais culto, o Capitalismo quer escravos com melhor nível académico, que quer instalar a precariedade com a flexisegurança ou mais propriamente o flexidespedimento, é este José Sócrates que refere? Por momentos lembrei-me do Livro do Saramago “Ensaio Sobre a Lucidez”, devíamos de votar em branco, chamar à atenção dos Governantes e dos outros partidos Políticos que a Sociedade está a caminhar para o Abismo. Mas infelizmente nem todas as pessoas pensam como eu………

Um Abraço
Luís M. Reis

Anónimo disse...

Sr. Livreiro
Espero que como profissional competente que é, tenha dado uma "esfrega" ao pai da criatura!