sexta-feira, dezembro 15, 2006

Conselhos

O Natal já está mesmo à porta e é a loucura total. O Gulbenkian está apaixonado e anda todo simpático para toda a gente. O Santo anda todo mal disposto (dizem que por ciúmes) o que traz um certo equilíbrio à loja.
Neste mês a presença no balcão é uma constante devido ao aumento das vendas, o que faz com que a probabilidade de encontrar algo de estranho também aumente. Vejam o caso de um senhor, talvez com 75 anos, de panamá azul, cachecol cinzento, bem vestido. Chega ao balcão e lê o meu identificador, primeiro o nome, depois o nome e apelido. Boa, pensei eu, sabes ler. “Diga-me lá se tem aí uns calendários!”. E eu apontei-lhe os calendários de parede o que obviamente não lhe agradou: “Não jovem, eu quero daqueles que se dobram e ficam tipo pirâmide na mesa!”. Eu expliquei que não tínhamos, que tentasse a Papelaria Fernandes. E quando pensava que a conversa tinha ficado por ali, ele encosta-se ao balcão e aproxima-se de mim e diz, em voz baixa: “Oh jovem, então e gajas boas? Assim boas, gajas nuas, tem?”. E eu às vezes cometo a falácia de dizer que já vi tudo, que nada me surpreende. Eu não respondi e ele continuou: “Assim calendários de gajas boas, mostre-me lá onde tem isso escondido!”. Eu expliquei que todos os calendários que tínhamos estavam expostos e fui lá mostrá-los. Ele começou a ver o calendário enquanto dizia: “Aqui não há gajas, quem compra isto é só bichas, só bichas!”. E depois foi-se embora.
Há clientes, repito mais uma vez, que não têm noção do ridículo a que se prestam em público. Veja-se o caso do senhor que maltrata constantemente a sua esposa, sempre que esta lhe propõe um livro para oferecer. Quando ela lhe propõe o livro sobre D. Sebastião ele explode e diz: “ACHAS MESMO MULHER?! ESSE GAJO! ESSE GAJO ESPANHOL É FACCIOSO E DIZ QUE OS ESPANHÓIS É QUE SÃO BONS E QUE ELES SAIRAM DE PORTUGAL PORQUE QUISERAM E QUE OS PORTUGUESES SÃO TODOS DOIDOS!”. Olhando para ele concordo na parte dos portugueses doidos.
E depois temos clientes que têm ideias que pensam que iam ajudar ao melhor funcionamento da loja. Uma senhora sugeriu que, já que distribuímos um catálogo de Natal, os livros do catálogo deviam estar numerados e assim os clientes, para poupar o trabalho de dizer um nome composto por umas ou duas palavras, apenas diziam o número. Tipo restaurante chinês. Isso facilmente daria azo a uma pessoa pedir o número do Saramago e receber um Pato com Ananás.
Um conselho: se não sabem, não inventem. Não finjam que sabem. Dá mau aspecto. Um cliente queria livros de ficção científica. Primeiro disse-me que não gostava muito de FC porque achava aquilo complicado para ler. Estranho, mas não comentei. Então lá lhe indiquei a secção da FC e ele lá ficou a ver os livros. Quando volta, traz o livro “O Carteiro De Pablo Neruda”, de António Skarmeta. Pousa o livro no balcão e diz: “Eu já li este livro e gostei muito. Não sabia era que era de ficção científica!”. Eu expliquei que o livro estava lá ao pé, em baixo, porque alguém o deixou lá. E que não era FC. Tudo bem que alguém que não conhecesse podia ver lá o livro e até pensar (apesar do título, sinopse e capa nada indicarem) que podia tratar-se de FC. Obviamente que ele não leu o livro, senão nunca diria que não sabia que era FC. Se bem que a ideia é interessante, imagino um carteiro inter galáctico, numa super nave a destruir alienígenas enquanto levava os poemas de Neruda. Ou melhor, destruía os alienígenas enquanto declamava Neruda.
Depois temos os problemas com o cartão de cliente cujo supra-sumo é a senhora que não se lembra do cartão, não se lembra se perdeu o cartão (o que é uma noção gira para debater, o não se lembrar se perdeu) e melhor não se lembra que nome deixou no cartão (geralmente é o primeiro e último, mas isso são as pessoas normais). Então pediu um cartão novo. O meu conselho: esqueça o cartão novo e vá ao médico, porque essa memória já teve certamente melhores dias.
E há clientes que teimam em inovar. “Bom dia, tem biologias de atletas famosos?” O que há a dizer numa situação destas? Temos ali a perna do Lance Armstrong, o pulso do Valentino Rossi e o pé do Liedson (gostávamos de ter a espinha, mas consta que ele não a tem...). Último conselho: tentem pelo menos acertar no que pedem. Biologias, biografias, não é bem a mesma coisa.

37 comentários:

Anónimo disse...

O sr. livreiro nem imagina a ajuda que dá aos seus patrões ao escrever o seu blog! Finalmente se pode desvendar a razão das vendas não serem muito altas ao longo do ano, pois só "Neste mês a presença no balcão é uma constante". Ainda bem que surgiu alguém entre as brumas...

O Livreiro disse...

Sr. Viçoso,
Durante o ano, e tendo em conta que temos uma equipa de várias pessoas, não só é natural como recomendável que os assuntos do foro administrativo sejam tratados no back office. Obviamente se não houver ninguém, lá estarei a assumir o meu posto no balcão. E temos também a arrumação da loja, conferência de mercadoria, etc, etc, assuntos que não envolvem directamente o balcão. Aliás, se lesse o blog viria que na maior dos posts eu refiro que estou no back office. E como pode calcular, a loja não está abandonada. Vamos lá a postar, mas com cuidadinho. Isto aqui é uma casa de família respeitável.

Anónimo disse...

Se o Sr. Viçoso ganhasse o ordenado minímo não falava assim, porque vós que falam assim são uns chulos da sociedade, que compram licenciaturas na feira e exploram quem trabalha. Depois ficam magrinhos e tísicos sem explicação aparente a não ser que seja a voz que faz eco dentras das vossas cabeça, já de si ocas e mal cheirosas. Graças a Deus que o Sr. Viçoso não trabalha para os nossos patrões senão concerteza seria daqueles que saía do balcão para os clientes não detectarem o seu problema de flatulência cerebral. Beijinhos doces

Anónimo disse...

Fico espantado que o meu post tenha provocado a polémica. Talvez tenha sido bom para retirar o rabo do caro giorgio nuno, ou direi santo, da cadeira do chefe e fazê-lo trabalhar um bocadinho. Talvez precise arranjar a sua Carolina, gastar o seu ordenado que ultrapassa bem o ordenado mínimo e deixar de se armar em falso moralista.

O Livreiro disse...

Aparentemente o Sr. Viçoso tem mais olhos que o Big Brother e mais informação que a Maria José Morgado.

Anónimo disse...

Isto é que é um blog, lugar onde as conspirações se formam, «penetras viçosos» agridem verbalmente quem tenta ganhar um ordenado que não vai muito para além do ordenado mínimo e ainda por cima tem de aturar tias que pensam que estão a falar com as empregadas...Porquê nós? Será que a classe dos livreiros será a próxima a abater?

O Livreiro disse...

Quem fala assim não é gago.

Anónimo disse...

Vocês estão é a ver isto da perspectiva errada.. O Sr. Viçoso está simplesmente a tentar vingar no mundo da comédia! Sim porque dizer que quem quer que seja numa livraria (entenda-se na loja mesmo e não em serviços administrativos, etc) ganha bem acima do ordenado mínimo só pode estar a tentar ter piada! Parabéns Sr. Viçoso conseguiu!

Para os que entendem pouco do assunto, vamos por os pontos nos "i"s, afinal o Sr. Viçoso quer concerteza que a sua piada seja entendida e não deixada passar no meio de tanta polémica. Mas não se preocupe Sr. Viçoso, eu estou cá para ajudá-lo!

Se o ordenado mínimo ficou afixado em cerca de 403€ (pronto arredondemos aos 400€ para não ferir susceptibilidades) e a base de um riquíssimo livreiro ronda os 450€/460€.. Já perceberam a piada? O Sr. Viçoso acha que ganhar mais uns 80€ que o SMN é ganhar um "ordenado que ultrapassa bem o ordenado mínimo"!! Não é ultrajante?!

Por favor Sr. Viçoso, venha prendar-nos com mais piadas destas que o povo português bem precisa de se rir e esquecer a miséria em que vivemos.

O Livreiro disse...

450/460€ já com dois anos de casa, porque os recém-entrados ganham, pasme-se com a riqueza, 400€ de base.
Ou eu tenho muitos leitores ou há aqui pessoal com um caso grave de personalidade múltipla. Qualquer uma das hipóteses agrada-me.
O Sr. Viçoso foi oficialmente eleito a mascote do blog. Acho que cada blog devia ter um Sr. Viçoso.

O Livreiro disse...

É pena não ter nada interessante para escrever.

Anónimo disse...

Caro Viçoso...Vejo que chamou o Santo... e vejo que também desconhece o 2º Mandamento "Não invocar o Santo Nome de Deus em vão" e já agora o 8º "Não levantar falsos testemunhos "
Até porque o Santo, estando sentado, deitado ou em pé não deixa de ser Rico, Bonito, feliz e já agora humilde... E além disso ainda se pode dar ao luxo de trabalhar no que quer e gosta sem ter que se preocupar com as contas da vida...
Claro que a inveja (o desejo por atributos, posses, estatus, habilidades de outra pessoa) é algo que se deve condenar... No entanto como defendo que a vida deve ser vivida com amor, daqui mando um grande abraço para o Ex Colega Sr Viçoso...:)

Anónimo disse...

Bem, ausento-me por uns tempos e vejo que isto está mais animado do que nunca. Até fotos já aparecem no meio de salários mais que mínimos :)
Isto é que é ter o espirito natalício à flôr da pele.
Fiquem bem.

P.S - Para o sr. ou sra. O.M, tenha calma e não se enerve tanto. O stresse prejudica todo o nosso organismo. Respire....

O Livreiro disse...

Isto está cada vez melhor, não faço ideia quem é real ou não. É tipo assembleia da república.

Anónimo disse...

Para quando um novo post?Isso é que é importante, quanto a algumas personagens é deixá-las falar, pois nós livreiros estamos sempre disponíveis para receber as opiniões boas, más ou inúteis das pessoas.Acumulamos às nossas funções livrescas a de psicólogos.Melhores que nós só os barmans.Será por sabermos de mais que querem acabar connosco?

Anónimo disse...

Hmmmm...Olá Larinha...
O Santo já tinha saudades...e só para que conste, o confessionario esta aberto 24Horas Por dia...lol

Mas... Só para algumas fieis...

O Livreiro disse...

Um novo post vai demorar. Isto já não é o que era, anda tudo relativamente calmo...

Anónimo disse...

Caro sr. viçoso, peço-lhe, tenha a coragem de tirar a carapuça e de se identificar junto daqueles que aponta; não gosto de ser confundido com outra pessoa - para mais quando, tendo sido em tempos colega desta equipa, permaneço ainda amigo de cada um dos elementos que a compõem.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

A mim ninguém me cala!Como me posso identificar quando quem o solicita assina como Pitágoras.Esse senhor morreu há já algum tempo.Pelo que me parece todos aqui no blogue usam a carapuça(e pelos vistos cabe-lhes muito bem).

Anónimo disse...

(claque a aplaudir) "Viçoso! Viçoso! Viçoso!"

Ainda bem que ninguém o cala. Se assim é parto do princípio que esteja disposto a refutar o que eu disse sobre os ordenados e esclarecer então aos da "carapuça" porque diz que o sr. giorgio nuno deveria "gastar o seu ordenado que ultrapassa bem o ordenado mínimo".

É que a sério, não nos deixe morrer de suspense.

Anónimo disse...

Sei mais do que você pensa.O ordenado do sr.giorgio nuno passa bem o ordenado mínimo e volto a afirmá-lo, principlamente se estiver em causa a relação trabalho/ordenado.O sr. Pitágoras, se se diz tão sábio perceberá do que falo.Precisam de crescer um pouco mais para aceitarem as críticas, sejam elas boas ou más.

Anónimo disse...

Não estou a colocar em causa o seu conhecimento apesar da minha aparente ironia. Aqui somos todos livres para dizer o quer que seja.

Queria só que me definisse o que considera ser "bem acima do ordenado mínimo". É que para mim "bem acima" significa pelo menos uns 200€ acima e não creio que seja o caso.

Quanto à relação trabalho/ordenado não posso opinar porque desconheço o sujeito em causa. Conheço sim os ordenados de pessoas que trabalham na dita empresa livreira há 5 anos (a título de exemplo) e não chegam a ganhar 100€ acima do SMN. E considero esses valores ridículos.

Anónimo disse...

Um dia entrei numa loja e perguntei sobre um artigo que andava à procura. Não tinham. Disseram-me no entanto que poderia encontrar noutro local. Deram-me a direcção e eu perguntei: fica muito longe? Não, afirmou o senhor. É já ali.
A verdade é que o já ali do sr.eram cerca de 6kms a pé! Chegada ao meu destino primeiro pensei: O senhor tem uma noção de já ali muito lacta. Mas depois pensei: E se for eu que tiver uma noção muito estrita. A verdade é que tudo é muito relativo. Depende sempre da vivência e da perspectiva de quem faz a afirmação.

Isto tudo para quê? Quando falam em ordenados muito superiores, ordenados muito inferiores etc, etc, estão sempre a falar em conceitos indeterminados que não tem uma correspondência lógico-prática pré determinada. O que se faz no dia a dia é tentar encontrar uma norma de razoabilidade que se aplique ou se tente aplicar ao caso concreto.

Mas tudo difere de indivíduo para indivíduo. O importante a reter é que um conceito indeterminado não tem apenas uma interpretação, longe disso. O problema é que nem sempre as pessoas se apercebem disso e envoltas em brumas de raiva e irritabilidade dizem coisas que nunca deveriam dizer. A questão é que como já diziam: uns olham para o copo e dizem que está meio cheio, outros dizem que está meio vazio.

Assim como para O.m. muito acima do salário mínimo significa um aumento de à volta 200€ para Viçoso poderá ser 20€. Porque não? Se com esse 20€ Viçoso puder comprar algo que para ele é muito importante porque não pode ele dizer que assim ganha muito mais?

Pensem bem porque nem sempre a maneira como nós vemos o mundo é a mais correcta.

E........Respirem..........

Anónimo disse...

Se o Viçoso que de Sr. não tem nada, sabe tanto sobre a loja e o Giorgio nuno, Sugiro-lhe que procure um Psicanalista para se tentar perceber a si mesmo, visto que os seus comentarios emanam inveja e denotam uma clara lacuna no dominio do auto-conhecimento.
E já que fala na relação trabalho/ordenado sugiro também que com coragem se revele, porque afirmar algo na sombra e na escuridão nem sequer é digno de ser considerado...
Não percebo essa raiva demosntrada pelo Giorgio Nuno...E como Santo apenas posso afirmar, que nem a Mafia gosta nem Deus aprova...

Grande Abraço amigo Viçoso...

Anónimo disse...

Palavras sábias de Lara Croft...

Anónimo disse...

Acho que o natal deste ano deve ter sido parco em histórias (e não estórias como alguns brasileiros andam para aí a impingir e o TLEBS a ensinar - cruzes canhoto TLEBS é que não!!!!)uma vez que o nosso livreiro preferido tem sido parcimonioso na escrita preferindo antes o lugar de camarote (que merece, sem dúvida!) nesta contenda de livreiros (qual wrestling de editores... brrrrrr)
Queremos um novo post ó sr. livreiro!!!

O Livreiro disse...

Primeiro que tudo queria agradecer as palavras de apoio. É com algum espanto que, durante o meu período de ausência por motivos de saúde, vejo que surgem comments como se não houvesse amanhã. A discussão é salutar e, alguém que aterre aqui por acaso, até pode pensar que este blog até é capaz de ser qualquer coisa de interessante.
A verdade é que não há muitos motivos para escrever, eu vou tomando as minhas notas e, oportunamente, voltarei com histórias.
Entrentanto, continuem com as discussões.
Saudações.
Entretanto vem aí uma formação, ou lavagem cerebral, não sei se voltarei inteiro.

Sr. Jurista disse...

Ena, ena, acusações, injurias, falsos testemunhos, nomes parvos, e uma pitada de pimenta! isto parece quase uma sessão de julgamento do "Apito Dourado"!
já agora, alguem sabe quem é essa maluca da conceição bernardino?

Anónimo disse...

ahaha sr.rui, tambem por aqui =) engraçado que eu tambem pensei nisso, quem será a misteriosa conceição, que deixa sempre um post carinhoso em cada blog?
mas calhou bem, para calmar os animos!

Anónimo disse...

Considero o post de Conceição Bernardino pura publicidade ao seu trabalho e blogue.Se fosse ao sr Livreiro cobrava dinheiro por tal.Penso que chamá-la louca é demais, mas a sua poesia não vale nada, de facto!

Anónimo disse...

...e por trás de um falso nome (ou vários, no caso das personalidades múltiplas), cada um vai revelando a sua natureza; veja-se o caso imediatamente acima - quem é este personagem?

Já vi que será presença assídua neste espaço, por isso não fique preocupado, cá estarei para o ajudar a definir-se, sempre que necessário, e como gosta: sem nomes próprios - afinal a privacidade do paciente deve ser assegurada.

Começo ao jeito da tradição behaviorista, atirando o primeiro osso, e dou uma resposta provisória à pergunta que deixei em aberto mais acima("quem é este personagem?") dizendo que, seja quem for, é detestável.

O Livreiro disse...

Voltei da formação, e, espantem-se, estou vivo e bem. Pensei que fosse lá encontrar a colega C.P. mas ainda não foi desta. Mas desejo desde já boa sorte na sua formação.
E volto para ver que continua tudo doido por aqui, é bem, é bem, continuem a aumentar os comments, dá credibilidade ao blog. Mas com cuidado.

Anónimo disse...

Mandaram todos os novatos da loja para formação, a mim ninguém disse nada. Se calhar consideram que já estou muito à frente, nem preciso de formação;))Mas não me importava de ter ido, sempre ficava no currículo.

O Livreiro disse...

Há-de ir colega, não se preocupe. Se eu e o Gulbenkian, dois mastodontes do livro em Portugal, certamente que a colega também irá.

Conceição Bernardino disse...

Olá,
Queria dizer que os meus blogs sumiram por isso resolvi fazer um novo,
Onde constam todos os meus temas, tanto poesia como prosa e textos vários...
Obrigada e peço-vos desculpa pelo transtorno
Estou a faze-lo conforme posso, não me esqueci de ninguém
Beijinhos
Conceição Bernardino

Meu novo blog- http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Que posso eu dizer se os meus olhos não falam!
Transmitem emoções, a essa beleza inconfundível
Que as palavras me transmitem
Aqui estou eu para te dar o meu gesto de carinho
Soberbo...

Sr. Jurista disse...

E eu a pensar que era doido...

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaha - quase melhor que que os post's os comentarios! muiiiito bom. se alguem souber quem é o vicoso avise!!! brutal! toca a vestir a camisola e bico caladooooooooo!

O Livreiro disse...

É a loucura, quase quarenta commments. Tudo bem que metade deles são de personagens imaginárias, fruto de mentes distorcidas, mas são commentas na mesma!
E, incrível, jámais de três pessoas perdem tempo a ler isto. Estou maravilhado!